O Tênis brasileiro nos jogos Pan-Americanos
A melhor participação do Brasil em Jogos Pan-americanos ainda é a de 1963, quando ganhou três medalhas de ouro, duas de prata e uma debronze, em São Paulo. Na época, tinha duas estrelas do tênis brasileiro: Maria Esther Bueno e Thomaz Koch.
A segunda boa participação aconteceu no Pan de 1987, quando Gisele Miró e Fernando Roese (individual e duplas mistas) faturaram duas de ouro e uma de bronze.
O Brasil voltou a fazer uma boa campanha em Cuba, 1991, mas decepcionou em Mar del Plata, 1995. Em Winnipeg 1999, no Canadá, as duplasbrasileiras masculina e feminina fizeram a festa, conquistando duas medalhas de ouro. André Sá e Paulo Taicher e Vanessa Menga e JoanaCortez foram os representantes do País.
Os Jogos Pan-americanos de 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana, marcaram a despedida de Fernando Meligeni. O "Fininho"fez história e conquistou a medalha de ouro em batalha épica diante do chileno Marcelo Ríos, que também se despediu da carreira profissional, de virada, em três sets: 5-7, 7-6 (8-6) e 7-6 (7-5).
Em 2007, o Rio de Janeiro recebeu os Jogos Pan-americanos com uma grande festa, e para o tênis brasileiro não foi diferente. O paulista Flávio Saretta levou a 14ª medalha de ouro do país na competição, depois de vencer o chileno Adrián Garcia em parciais de 6-2 e 4-6 e 7-6.