voltar O Tênis do Brasil nas Olimpíadas

O Tênis do Brasil nas Olimpíadas

O tênis voltou a ser um esporte olímpico a partir da Olimpíada de Seul, em 1988. A última medalha de ouro olímpica havia sido colocada no peito do norte-americano Vincent Richards, nos longínquos Jogos de 1924, em Paris (Como amador, o tênis esteve em Atenas/1896, Paris/1900, 1904/St.Louis,

1908/Londres, 1912/Estocolmo, Antuérpia/1920, Paris/1924, como esporte-demonstração participou do México/68 e Los Angeles/1984).

Para o Brasil, que não esperava mais do que uma boa participação, as primeiras Olimpíadas não foram uma decepção. Luiz Mattar, em Seul 1988, designado como cabeça 16, caiu na primeira rodada, mas fez um jogo incrível contra o australiano Wally Masur, perdendo por 3 a 2, em mais de três horas de jogo.

A bela paranaense Gisele Míró derrotou na estréia a canadense Helen Kelesi, 25a do mundo, mas perdeu na segunda rodada para a experiente búlgara Katerina Maleeva. Nas duplas, Mattar e Ricardo Acioly venceram a parceria japonesa na estréia mas caíram na segundarodada diante dos franceses Henri Leconte e Guy Forget.

Em Barcelona 1992, o Brasil teve Luiz Mattar, Jaime Oncins, Andrea Vieira e Cláudia Chabalgoity como representantes. Jaiminho vivia um grandemomento. E não decepcionou. Dos demais, contudo, não se pode dizer o mesmo.

Em Atlanta 1996, Fernando Meligeni deu a grande arrancada em sua carreira. Lutou muito com Bruguera para disputar ouro, mas perdeue, na disputa pelo bronze com o indiano Leander Paes, também não conseguiu. Mas fez história, tornando-se o melhor brasileiro em JogosOlímpicos.

Após chegar ao topo do mundo, Guga foi como um dos favoritos em Sydney 2000. Apesar da grande expectativa, o brasileiro nãoresistiu às quartas-de-final contra o russo Yevgeny Kafelnikov, que ficaria com a medalha de ouro do torneio. No feminino, as campeõespan-americanas Joana Cortez e Vanessa Menga fizeram a melhor participação brasileira nos jogos de duplas, alcançando a segundarodada. Já a dupla masculina, formada por Guga e Jaime Oncins não deu sorte e caiu na estréia diante dos campeões canadenses.

Em Atenas 2004, o Brasil levou Gustavo Kuerten, André Sá e Flávio Saretta à Grécia, mas não foi bem. Guga e Saretta caíram na estréia de simples. Nas duplas, Sá e Saretta venceram na estréia a dupla de Carlos Moya e Rafael Nadal, mas caíram a seguir, diante de Kevin Ullyett e Wayne Black, ambos do Zimbábue.

Finalmente em 2008, em Pequim, na China, o Brasil teve Marcos Daniel, Thomaz Bellucci, André Sá e Marcelo Melo.  Daniel e Bellucci ficaram na estréia, e Marcelo e André pararam na segunda rodada.

Mídias Sociais

  

política de privacidade termos de uso

by vm2

Copyright © CBTenis.com.br . Todos Direitos Reservados.
Av. Rubem Berta, 1493 - Indianópolis - CEP 04074-010 - Sao Paulo - SP
Fone: (11) 2039 1700 Fax: (11) 2039 1702 - Horário de atendimento das 9:00 às 17:00 hrs

Topo